
Anões de Itabaianinha
Em Itabaianinha, cidade do interior de Sergipe, a 100 quilômetros de Aracaju, a chance de nascerem pessoas de pequena estatura é cem vezes maior do que a média brasileira. Com cerca de 30 mil habitantes, ela é conhecida em todo o mundo como a cidade dos anões. Algumas condições colaboraram para a existência deles na região. Todos têm suas raízes na vila de Carretéis, que fica a 30 minutos do centro da cidade. É comum em certos pontos do Nordeste brasileiro a ocorrência de casamentos entre parentes. Atualmente, 80% das famílias de Carretéis abandonaram a área rural para viver na zona urbana de Itabaianinha. Mas em outros tempos, o povoado era totalmente isolado geograficamente e isso contribuiu para o grande número de uniões consangüíneas.
Os personagens
• José Francisco dos Santos (Seu Dodinha) - um anão adorável, que exala pureza e honestidade. Mora sozinho na zona rural de Itabaianinha, trabalhando como agricultor e criador, apesar da idade avançada (85 anos). É um exemplo de vida pela sua energia, sinceridade e caráter. É viúvo, mas não esquece os anos que passou ao lado do seu grande amor, que morreu nos seus braços.
• Maria Cardoso de Jesus Filha (Dona Mariinha) - a anã mais feliz já vista em toda a face da Terra. Também mora na zona rural de Itabaianinha, com grandes dificuldades financeiras. Até pouco tempo atrás, não tinha nem aparelho de TV em casa. Mas, a alegria do seu olhar e a pureza do seu sorriso são contagiantes. Nunca casou e mora com as duas irmãs, que trabalham na roça, e com um irmão portador de deficiência física e mental. É a responsável pela casa.
• Clécio Tribúrcio de Jesus e Cleidivan Tribúrcio de Jesus - dois irmãos talentosíssimos que produzem um artesanato em cerâmica primoroso e investem agora no ramo da música. Também vivem na zona rural e têm muitas dificuldades financeiras. Apesar do grande trabalho na confecção das peças, vendem a preços irrisórios, geralmente para atravessadores. Ainda não conseguiram o espaço que merecem, especialmente na música, mas têm esperança de dias melhores e de realização dos sonhos.
• Maria da Hora da Cruz Nascimento e José Antônio Nascimento (Toinho) - o único casal de anões de Itabaianinha. Ela, uma professora apaixonada pela profissão. Ele, um taxista esperto para os negócios, o representante de maior estatura. Casaram há poucos anos e têm dois sonhos: comprar a casa própria e ter filhos, mesmo que sejam adotados, já que não podem mais.
FICHA TÉCNICA
Roteiro - Nícolas Almeida
Adaptação - Ana Paula Teixeira
Produção - Carla Passos
Reportagem - Ana Paula Teixeira
Imagens – Birigui, Fernando Cavalcante, Josevan Trabuco e Júnior Pãozinho
Assistente de câmera - Marcelo Lino Rodrigues
Motorista - Gabriel Rocha
Locução - João Jatobá
Áudio - Ednei Araújo
Edição de texto - Ana Paula Teixeira
Edição de imagens - Fábio Cunha e Rafael Melo
Direção de fotografia - Fernando Cavalcante
Direção - Ana Paula Teixeira
Realização - LF Produções e WG Produções
Patrocínio - Programa Cultura da Gente (Banco do Nordeste do Brasil S/A)
HISTÓRICO
•Vídeo foi selecionado como finalista dos seguintes festivais de cinema:
1º Curta Lençóis (Barreirinhas/ MA);
36º Gramado Cine Vídeo (Gramado/ RS);
Jornada Internacional de Cinema da Bahia (Salvador/ BA)
Curta Votorantim (Votorantim/ SP);
Maranhão na Tela (São Luís/ MA)
Cinema no Parque (Recife/PE);
3º Festival Cinema com Farinha (Patos/ PB).
•Vídeo foi exibido nos seguintes espaços:
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco;
Centro Cultural BNB – Fortaleza/ CE;
Centro Cultural BNB – Sousa/ PB;
Centro Cultural BNB – Juazeiro do Norte/ CE.
•Vídeo disponibilizado nos seguintes espaços:
Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), a pedido do Ministério da Educação;
Porta Curta, da Petrobrás;
Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário